Guia de Negócios e Turismo de Santa Bárbara
 
HomeHome E-MailFale Conosco      

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

CULTURA


Teatro Municipal Manoel Lyra

           O calendário cultural de Santa Bárbara d’Oeste é elaborado mensalmente com programação que busca movimentar todos os segmentos da comunidade com festas típicas locais e regionais, shows musicais, exposições, festivais, espetáculos teatrais, danças, passeios turísticos, oficinas culturais gratuitas, entre outras atividades.
A cidade conta com uma Banda Municipal (Banda Nor Major - do Caic Irmã Dulce) e uma banda centenária, a Corporação Musical União Barbarense; além de corais, fanfarras, duplas sertanejas e grupos musicais e de dança que proporciona entretenimento à população local e da região.
O Teatro Municipal Manoel Lyra, com 608 lugares e modernas instalações, recebe espetáculos locais, nacionais e internacionais.
A cidade é uma das poucas do interior do estado que sedia, anualmente, quatro festivais (de música e de teatro), sendo 2 nacionais, 1 estadual e 1 local.

MUSEU DA IMIGRAÇÃO
O prédio da antiga Cadeia Pública foi projetado pelo arquiteto francês Victor Dubugras no final do século XIX e inaugurado em 1896. Sua arquitetura é eclética.Foi originalmente construído para abrigar a Câmara Municipal e a Cadeia, porém ao longo do tempo o prédio sofreu reformas que provocaram alterações no projeto inicial; foi desativado em 1979 com a mudança da Cadeia para outras instalações mais apropriadas e no final da década de 80, surgiu a idéia da criação de um museu para contar a história de Santa Bárbara d´Oeste.  Nova reforma foi necessária para abrigar o museu, enquanto uma equipe da Prefeitura Municipal organizava a sua criação recolhendo material junto à população para a formação do acervo. Museu da Imigração - Interior

Museu da Imigração

A inauguração se deu em 30 de janeiro de 1988. A partir de 1993 o Museu passou a abrigar a Casa do Artista "Antônio Duarte" onde mensalmente são realizadas exposições de artistas da cidade e de várias regiões do Estado. Seu acervo é composto de 3 mil peças, entre objetos e documentos, destacando cartas em inglês - entre elas uma do Barão de Mauá - fotografias e importantes documentos sobre a história da cidade e imigração americana, objetos da Guerra da Secessão, jornais e revistas antigos, entre outros. Guardando a memória da cidade e promovendo os valores das artes plásticas e outras manifestações culturais através de mostras e exposições, o Museu da Imigração é um dos mais visitados do Interior paulista. Recebeu público recorde em 1999: em 14 exposições, foram 22.823 visitantes.
Serviço: Museu da Imigração
Endereço: Praça Nove de Julho, s/n - Centro
Telefone: (0xx19) 455-5082
Visitação: de terça-feira a domingo, das 9h00 às 18h30
E-mail: cultura@dglnet.com.br
BIBLIOTECA MUNICIPAL

    Fundada em 15 de junho de 1968, a Biblioteca Municipal "Maria Aparecida de Almeida Nogueira" tem um acervo de 34.570 livros e atende uma média de 120 mil pessoas por ano. Possui em seu cadastro 7.500 leitores adultos e 4.500 infantis. Dispõe ainda de 25 revistas semanais/mensais e 9 periódicos.

Biblioteca Municipal Maria Aparecida de Almeida Nogueira
Endereço: Praça 9 de Julho s/nº - Centro
Fone: (19) 455-2619
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9:00 às 21:00 hs.
Sábado das 9:00 às 14:00 hs.


Centro Cultural e Biblioteca "Profº Léo Sallum"
Recém-inaugurada (Cidade Nova - Zona Leste)

TEATRO MUNICIPAL "MANOEL LYRA"
Santa Bárbara D’Oeste possui um dos maiores e melhores teatros do interior paulista, com capacidade para receber espetáculo teatral ou de dança, shows, musicais, entre outros eventos culturais. Desde 1997 o Teatro Manoel Lyra vem sediando Festivais Nacionais de Música e de Teatro, atraindo compositores e intérpretes de todo o Brasil. Inaugurado em 26 junho de 1995, leva o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista: Manoel Lyra, que dedicou sua vida à arte dramática e à difusão do teatro de forma apaixonada e incansável. 

Capacidade: 608 assentos
Serviço: Teatro Municipal "Manoel Lyra"
Endereço: Rua João XXIII, 61
Telefone:
Fax:
(19) 455-1496
(19) 455-2477
E-mail: cultura@dglnet.com.br

Teatro Municipal Manoel Lyra,
em noite de gala durante o 
Festival Nacional de Música Ecológica
"Canção da Terra"

MATRIZ DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Igreja Nossa Senhora Aparecida
Matriz N. Sra. Aparecida

Inaugurada em 8 de dezembro de 1960, essa igreja foi construída pela Diocese de Piracicaba com a colaboração da comunidade.
Passou por algumas reformas, sendo a última na parte interna - ampliação do altar- realizada no primeiro semestre de 1999.
Essa igreja promove desde 1972 a Noite de Vigília pelo Brasil, com missas ininterruptas, em data próxima ao dia da padroeira, comemorado a 12 de outubro.

Serviço: Matriz de Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Rua Monsenhor Nicopelli, s/n - Vila Aparecida
Telefone: (0xx19) 455-2309
E-mail: pjboteon@dglnet.com.br
MATRIZ DE SANTA BÁRBARA

Igreja Matriz de Santa Bárbara
Matriz de Santa Bárbara

A Igreja Matriz de Santa Bárbara foi a primeira capela construída em Santa Bárbara, por determinação da fundadora da cidade, Dona Margarida da Graça Martins, no ano de 1818, em homenagem à santa de sua devoção. Era uma obra de pau-a-pique, barreada com esteios, baldrames e ripas de coqueiros e as portas eram de madeira de peroba rústica. A capela recebeu na época pia batismal de mármore, alta-mor, púlpito, confessionário, relógio carrilhão e bancos rústicos. Foi elevada a Capela Curada em 16 de abril de 1839. Por volta de 1875, devido ao seu precário estado de conservação o governo da província autorizou a realização de loterias para financiar a construção de nova igreja, obra que foi concluída no final do século XIX. Ao longo dos anos a Igreja Matriz sofreu várias reformas, sendo a última em 1986.

Serviço: Matriz de Santa Bárbara
Endereço: Praça Rio Branco em frente a Praça Cel. Luiz Alves
Telefone: (0xx19) 455-2025